domingo, 3 de março de 2013

Landfarming - Biorremediação

O landfarming é uma técnica de biorremediação muita utilizada para o tratamento de solos contaminados com hidrocarbonetos. 
Os microrganismos heterotróficos da camada superficial do solo são estimulados a degradar os contaminantes ali presentes, transformando-os em substâncias inertes como o material orgânico estabilizado, água e CO2. Esta estimulação ocorre através do revolvimento do solo por operações de aração e gradagem (visando a aerar e homogeneizar as camadas com diferentes concentrações de contaminantes), além da adição de corretivos, fertilizantes e, se necessário, de água através da irrigação. 
Pode-se ainda bioaumentar o solo com microrganismos de reconhecida capacidade de degradação desses contaminantes e adicionar surfactantes, visando a aumentar a biodisponibilidade dos contaminantes. Esta técnica pode ser realizada in situ e visa a descontaminar o solo no local onde este foi contaminado, ou pode ser realizada ex situ, se o solo contaminado foi removido para outro local onde o lanfarming será operado (DOELMAN & BREEDVELK, 1999).
Biorremediação de solos contaminados com hidrocarbonetos aromáticos policíclico
Rodrigo Josemar Seminoti Jacques
Fátima Menezes Bento
Zaida Inês Antoniolli
Flávio Anastácio de Oliveira Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.